Bitget App
Trading inteligente
Comprar criptoMercadosTradingFuturosRendaWeb3CentralMais
Trading
Spot
Compre e venda criptomoedas
Margem
Amplie seu capital e a eficiência de seus fundos
Onchain
Opere Onchain sem tem que ir on-chain
Converter e bloquear o trade
Converta criptomoedas com um clique e sem taxas
Explorar
Launchhub
Comece a ganhar com vantagens desde o início
Copiar
Copie traders de elite com um clique
Robôs
Robô de trading com IA simples, rápido e confiável
Trading
Futuros USDT
Futuros liquidados em USDT
Futuros USDC
Futuros liquidados em USDC
Futuros Coin-M
Futuros liquidados em criptomoedas
Explorar
Guia de futuros
Uma jornada no trading de futuros
Promoções de futuros
Aproveite recompensas generosas!
Renda Bitget
Uma série de produtos para aumentar seus ativos
Renda Simples
Deposite e retire a qualquer momento para obter retornos flexíveis com risco zero
Renda On-chain
Ganhe lucros diariamente sem arriscar o investimento inicial
Renda estruturada
Inovação financeira robusta para navegar pelas oscilações do mercado
VIP e Gestão de Patrimônio
Serviços premium para uma Gestão de Patrimônio inteligente
Empréstimos
Empréstimo flexível com alta segurança de fundos
Entrevista mais recente de Tom Lee: Este é o “bull market mais odiado”, qual é a avaliação final do Bitcoin?

Entrevista mais recente de Tom Lee: Este é o “bull market mais odiado”, qual é a avaliação final do Bitcoin?

BitpushBitpush2025/10/24 16:50
Mostrar original
Por:BitpushNews

Fonte do podcast: Anthony Pompliano

Convidado da entrevista: Tom Lee , cofundador da Fundstrat e presidente da BitMine

Data de exibição: 23 de outubro de 2025

Organização: BitpushNews

Nota Bitpush: Neste episódio, Tom Lee discute se a inteligência artificial é uma bolha, por que este pode ser o rali de ações mais odiado da história e como dados econômicos enganosos afetam o sentimento dos investidores. Tom também compartilha suas opiniões mais recentes sobre bitcoin, ethereum e por que a velocidade de inovação do mercado cripto está começando a superar as finanças tradicionais.

Entrevista mais recente de Tom Lee: Este é o “bull market mais odiado”, qual é a avaliação final do Bitcoin? image 0

Resumo dos principais pontos de Tom Lee

  1. IA não é uma bolha, as avaliações ainda estão baratas
    O P/L da Nvidia é menor que o do Walmart, o retorno sobre o investimento em IA já começou a aparecer, longe de um comportamento de bolha.

  2. Estamos no início de um superciclo
    Lucros corporativos em alta histórica, escassez de mão de obra e aumento de produtividade sustentam a lógica de alta de longo prazo.

  3. Modelos tradicionais de avaliação estão obsoletos
    Diante de mudanças estruturais, o P/L das ações deve ser muito superior à média histórica.

  4. Valuation final do bitcoin: US$ 1,6M – US$ 2M
    Se o ouro subir para US$ 5.000/onça, o valor de rede do bitcoin subirá junto.

  5. O ciclo de quatro anos do bitcoin está falhando
    Este ciclo pode ser mais longo ou operar de forma diferente, é preciso cuidado com a “armadilha do consenso”.

  6. Ethereum será o “ativo de reserva soberana” de Wall Street
    BitMine já detém mais ETH do que qualquer outra entidade globalmente, com preço-alvo de US$ 21.000.

  7. Mercados de previsão superam pesquisas econômicas tradicionais
    Trueflation e PolyMarket são mais precisos e transparentes, a pesquisa da UMich está seriamente distorcida.

  8. No futuro haverá “imposto sobre robôs”
    Cada ação robótica será rastreada on-chain e tributada via micropagamentos, compensando a perda da base tributária do trabalho.

  9. Este bull market é o “mais odiado”
    Sentimento dos investidores extremamente pessimista, posições políticas distorcem a percepção do mercado.

  10. Investidores de varejo estão superando as instituições de Wall Street
    O varejo tem horizonte mais longo e maior tolerância à volatilidade, conquistando vantagem de retorno excedente.

  11. Drivers macroeconômicos estão enfraquecendo, fundamentos voltam a dominar
    Lucros corporativos acima do esperado, alta das ações não é apenas impulsionada por liquidez.

  12. Robôs de IA são o núcleo da revolução da produtividade
    Escassez de mão de obra impulsiona aplicações de IA incorporada, comparável à revolução das comunicações sem fio dos anos 1990.

  13. Dados de inflação dos EUA estão “contaminados”
    Proporção excessiva de amostras democratas distorce as expectativas de inflação.

  14. Infraestrutura financeira on-chain está se formando rapidamente
    Tether já é uma das entidades financeiras mais lucrativas do mundo.

  15. Em 2026, o mercado entrará em fase de crescimento acelerado
    Política monetária expansionista, recuperação da manufatura, adoção de IA e tokenização de múltiplos ativos impulsionarão o mercado.

Segue a transcrição da entrevista:

IA é uma bolha?

Pompliano:
Todos estão falando sobre a “bolha da IA”, o que você acha? É realmente uma bolha?

Tom Lee:
Se você medir “bolha” pela relação risco-retorno, ainda é muito cedo. Vamos pegar a Cisco em 1998 como exemplo, era uma das maiores empresas, negociando a 56 vezes o lucro, 18 meses depois subiu para 210 vezes.

E agora a Nvidia? É a empresa mais escassa do mundo da IA, todo modelo líder precisa de seus chips, mas seu P/L é apenas 27 vezes. Em comparação, Costco está a 50 vezes, Walmart a 34 vezes. Ou seja, Nvidia está mais barata que uma rede de supermercados. Estamos longe de uma bolha.

Pompliano:
Muita gente ainda teme que o investimento em IA seja excessivo, empresas gastando rápido demais. O que você pensa?

Tom Lee:
Na verdade, o dinheiro gasto em IA já está trazendo retorno visível. É uma combinação de dois usos: substituição direta de mão de obra e aumento de produtividade via superinteligência.

A pergunta é: como esses retornos se refletem no preço das ações? Isso é difícil de quantificar. Por isso, acho que as avaliações atuais não são caras. Mais importante, o gasto em IA está acelerando.

Veja o que os CEOs estão dizendo: praticamente todos dizem “não conseguimos atender à demanda”. Os balanços confirmam: lucros maiores, menos funcionários, mais eficiência — isso significa avaliações razoáveis ou até subestimadas.

Pompliano:
Nas bolhas passadas, como internet, imóveis, biotecnologia, as pessoas também tinham justificativas para o comportamento da época, não?

Tom Lee:
Sim, e realmente havia “comportamento de bolha”. Por exemplo, na bolha da biotecnologia, muitos fundos hedge investiam diretamente em projetos de laboratórios universitários só para garantir uma molécula. Isso era típico de bolha.

Mas o investimento em IA hoje é muito cauteloso, não há sinais de dinheiro sendo jogado de forma insana. As empresas ainda avaliam o retorno, de forma racional. Não vejo IA como bolha. Talvez haja bolha em outros lugares.

Modelos históricos de avaliação estão obsoletos, nova lógica está surgindo

Pompliano:
Você acha que o método tradicional de avaliação por P/L está obsoleto? Sempre achei que as empresas de hoje precisam de uma camada de “prêmio monetário” na avaliação.

Tom Lee:
Concordo, os modelos de avaliação são dinâmicos. De 1940 a 1967, a taxa dos títulos de 10 anos dos EUA subiu de 2% para 6%, teoricamente o P/L deveria cair, mas na prática subiu de 8 para 27 vezes. Por quê? Porque o crescimento nominal dos lucros foi mais rápido.

Hoje, a receita do S&P é mais recorrente, o que naturalmente traz avaliações mais altas. Além disso, os títulos do Tesouro dos EUA também estão caros, 4% de retorno equivale a um P/L de 25 vezes. Concordo totalmente: o P/L atual não pode ser visto pelo padrão histórico.

Nos últimos cinco anos, passamos por seis eventos “cisne negro” — pandemia, colapso da cadeia de suprimentos, choque inflacionário, alta agressiva dos juros pelo Fed, choque tarifário, conflito nuclear Irã-EUA. Mas os lucros corporativos não só não caíram, como cresceram. Por isso, acredito que o P/L de hoje deve ser mais alto.

Pompliano:
Antes, o fundamental era o mais importante na escolha de ações, agora parece que uma fala do Fed pesa mais que o balanço da empresa. O que acha?

Tom Lee:
Sim, o macro realmente tem mais influência agora. Mas não ignore os fundamentos, os balanços deste ano foram extremamente fortes. Nesta temporada, 85% das empresas superaram as expectativas, crescimento anualizado acima de 15%. Isso não é típico de fim de bull market.

Muitas empresas financeiras parecem empresas de tecnologia nos balanços, mas o mercado ainda as avalia de forma tradicional, o que representa uma oportunidade de reavaliação.

ETF “Granny Shots”: estratégia de baixa rotatividade apostando no superciclo

Pompliano:
O ETF “Granny Shots” de vocês foi um sucesso, pode explicar a lógica por trás?

Tom Lee:
Lançamos este fundo em outubro passado, faz apenas 11 meses e já ultrapassou US$ 3,3 bilhões em ativos, um dos fundos mais rápidos a atingir US$ 3 bilhões na história. Retorno de 27,5% este ano, quinto lugar entre 1.330 fundos de ações de grande porte.

É um fundo de baixa rotatividade, apostando no “superciclo”. Temos sete grandes temas, como IA, segurança energética, política monetária, etc. Só compramos ações que atendem a pelo menos dois desses temas.

Por exemplo: Google e Meta atendem a vários temas, são ações de IA, preferidas pela geração millennial e relacionadas à política monetária. JP Morgan também está lá, é um “banco millennial” e ligado ao ambiente de afrouxamento financeiro.

Chegada dos robôs de IA: como fica o sistema tributário?

Pompliano:
Recentemente, robôs humanoides estão em alta, não só transportando cargas, mas também na recepção de hotéis, limpeza. O que acha da tendência de IA incorporada?

Tom Lee:
Isso se encaixa perfeitamente no nosso tema de “substituição global da força de trabalho”. O mundo enfrenta escassez de mão de obra qualificada, e IA e robôs preenchem essa lacuna.

Historicamente, foi assim com as comunicações sem fio: várias empresas captando recursos, experimentos, muita especulação, até que restaram os players que mudaram o mundo. O setor de robótica está passando por isso, haverá desperdício de capital, mas os vencedores vão transformar o mundo.

Pompliano:
Você mencionou que governos podem taxar robôs no futuro? Como funcionaria?

Tom Lee:
Acredito que haverá um “imposto sobre robôs”, via micropagamentos. Ou seja, cada ação de trabalho, como mover uma caixa, pagará 0,001 centavo de imposto.

Isso já tem precedente: dos US$ 2,8 trilhões de receita fiscal dos EUA, grande parte vem do imposto sobre salários. Se robôs substituírem humanos, essa base tributária precisa ser substituída por atividades robóticas.

Com blockchain, podemos rastrear precisamente as atividades das máquinas e usar sistemas de pagamento cripto para tributar, como Tether, que suporta transações de altíssima precisão (mais granulares que o dólar).

Dados econômicos não são mais confiáveis — pesquisa da Universidade de Michigan está “contaminada”

Pompliano:
Você disse que a pesquisa de consumidores da Universidade de Michigan (UMich) não é mais confiável, é verdade?

Tom Lee:
Sim. A UMich sempre foi a pesquisa mais valorizada pelos economistas, cobre expectativas de inflação, confiança do consumidor, etc. Mas recentemente, encontramos um grande problema estrutural nos dados.

Por exemplo: a expectativa de inflação para um ano está em 4,3%, igual ao pico de 2022, mas o CPI real está moderado. Nos detalhes: democratas dizem 5,1%, republicanos 1%. E 4% dos democratas acham que a inflação chegará a 30% no próximo ano.

Por que tanta diferença? Porque a amostra ficou desequilibrada: há 18 meses, 49% da amostra era democrata, agora subiu para 65%. Isso tirou a representatividade da pesquisa.

Pompliano:
Esses dados distorcidos podem afetar o mercado e as decisões de política?

Tom Lee:
Com certeza. Muitos sistemas quantitativos e o próprio Fed usam esses dados. Se os dados estão “contaminados”, os sistemas chegam a conclusões erradas e as políticas podem ser distorcidas.

Além disso, a UMich era feita por telefone, agora é toda online por e-mail, o que pode ter alterado a origem da amostra.

Mercados de previsão são o futuro

Pompliano:
Você acha que precisamos de alternativas, como mercados de previsão em blockchain?

Tom Lee:
Concordo totalmente! PolyMarket é um ótimo exemplo. Ele extrai expectativas reais via “apostas de mercado”, melhor que pesquisas tradicionais.

Outro exemplo é o Trueflation, que não pergunta “quanto você acha que é a inflação”, mas coleta dados de preços em tempo real, como aluguel em e-commerce, preços de supermercados, etc., preciso, transparente, atualizado diariamente, mais confiável que o CPI.

Pompliano:
Você disse que no futuro as ações serão divididas em “fatores” para negociação preditiva? Como assim?

Tom Lee:
Esse é o poder da “Tokenization”. Por exemplo, Tesla pode ser dividida em fatores: vendas na China, pedidos do Model X, previsão de EPS para 2026, cada fator pode ter um mercado de previsão on-chain. Essa divisão é mais transparente que ações tradicionais e permite que investidores apostem apenas nos dados que lhes interessam.

Pompliano:
No mundo cripto, projetos que “explodem” geralmente são mais fortes que os tradicionais. Exemplos?

Tom Lee:
Alguns exemplos clássicos:

  1. Tether: 150 funcionários, US$ 20B de lucro, lucro por pessoa muito maior que JPMorgan. Em lucratividade, Tether está entre os dez maiores bancos do mundo.

  2. Trueflation: fornece dados diários de inflação on-chain, mais reais e transparentes que o CPI oficial.

  3. PolyMarket: previu corretamente o resultado das eleições de 2024 em todos os 50 estados, precisão superior a todos os modelos tradicionais.

Isso mostra: sistemas transparentes on-chain podem superar modelos tradicionais de “caixa preta”.

Estratégia Ethereum da BitMine: maior detentora de ETH do mundo, mirando US$ 21.000

Pompliano:
BitMine é seu novo projeto, objetivo de deter 5% do Ethereum, como está o progresso?

Tom Lee:
Atualmente, detemos 3,23 milhões de ETH, cerca de 2,7% do total, maior detentor institucional do mundo, superando a Ethereum Foundation.

A estratégia central da BitMine é usar Ethereum como ativo de reserva soberana, fazendo staking nativo, com retorno esperado de 3%. Pelo valor de mercado, pode gerar US$ 500 milhões de lucro anual antes de impostos, já figurando entre as 800 empresas mais lucrativas da bolsa americana.

Pompliano:
Por que tanta convicção em Ethereum? Não é o bitcoin o ouro digital?

Tom Lee:
Sou um crente em bitcoin, acho que é o ouro digital, excelente “reserva de valor”. Mas Wall Street, ao construir sistemas financeiros, não escolherá a blockchain do bitcoin, pois não suporta contratos inteligentes.

Para tokenizar dólar, ações, sistemas de pagamento, é preciso uma plataforma de contratos inteligentes. Mais de 70% dos projetos de tokenização hoje estão no Ethereum, que nunca teve downtime e tem ecossistema maduro.

Se no futuro 20 grandes bancos de investimento usarem ETH como ativo de reserva — o preço do ETH vai disparar.

Esperamos que o ETH retorne à proporção de 2021 em relação ao BTC, o que corresponde a US$ 21.000 por ETH.

Alta do ouro é positiva para o bitcoin?

Pompliano:
O ouro subiu muito. Isso é negativo ou positivo para o bitcoin?

Tom Lee:
É extremamente positivo.

O valor de rede do ouro já subiu significativamente. Se o ouro estabilizar em US$ 5.000/onça, o valor de mercado total será enorme.

Se o bitcoin igualar o valor de rede do ouro, seu valor justo será entre US$ 1,6M e US$ 2M por unidade. Quanto mais o ouro sobe, maior o valor final potencial do bitcoin.

Pompliano:
Em quanto tempo você acha que esse valuation pode ser atingido?

Tom Lee:
Acredito que em até 5 anos é possível. O bitcoin geralmente é “puxado para cima” pelo ouro, não limitado por ele. O ouro é o “âncora de reserva de valor”, o bitcoin sobe junto com essa âncora.

O ciclo de quatro anos do bitcoin ainda existe?

Pompliano:
Muita gente no cripto acredita no “ciclo de quatro anos”, o que acha?

Tom Lee:
A maioria acredita que o bitcoin fará topo no início do próximo ano — porque isso segue o ritmo histórico dos halvings. Mas eu pessoalmente penso:

Quando a maioria acredita em algo, é provável que não aconteça.

Ou seja, ou o bitcoin já fez topo antes, ou estamos em um novo ciclo, mais longo.

Pompliano:
Você acha que ainda veremos quedas acima de 50%?

Tom Lee:
Com certeza. Mesmo o mercado de ações teve várias correções de 25% nos últimos anos. O mercado cripto é mais volátil, quedas de 40-50% ainda podem ocorrer, mesmo em tendência de alta.

Pompliano:
Você acha que o bitcoin pode superar o ouro este ano e chegar a US$ 200.000 até o fim do ano?

Tom Lee:
É totalmente possível.

Não esqueça, os melhores dias de negociação do bitcoin na história estão concentrados em apenas 10 dias do ano, geralmente no quarto trimestre.

E este quarto trimestre tem muitos catalisadores:

  • Fed mudando para política expansionista

  • Risco de shutdown do governo dos EUA diminuindo

  • Tensões EUA-China estabilizando

  • Sazonalidade forte das ações (alta das ações impulsiona o bitcoin)

Portanto, a chance de alta forte do bitcoin no quarto trimestre é muito grande.

Os investidores de varejo realmente superaram Wall Street? Por que eles têm melhor desempenho?

Pompliano:
Muitos investidores de varejo estão superando gestores institucionais, o que acha?

Tom Lee:
Tenho duas hipóteses:

  1. Instituições “consomem alpha” entre si
    Todas usam os mesmos dados, algoritmos, chegam a conclusões parecidas, resultado: “todos viram a média”.

  2. Varejo é mais “capital permanente”, pensa no longo prazo
    Instituições operam em janelas de 6 semanas, o varejo pensa em 5-10 anos. Não se importam com volatilidade de curto prazo, atravessam ciclos e colhem grandes retornos.

Além disso, traders cripto são mais adaptados à volatilidade do que investidores em ações, e até melhores em lidar com o sentimento de mercado.

Pompliano:
Já passaram por duas quedas de 80%, então uma correção de 20% nas ações não assusta.

Tom Lee:
Concordo totalmente. Conheço alguns dos melhores traders cripto, que também são precisos no mercado de ações, porque desenvolveram forte controle emocional e senso de timing.

Por que este é o “bull market mais odiado”? O motivo é político?

Pompliano:
Você chama este ciclo de “alta mais impopular da bolsa”, por quê?

Tom Lee:
Dados mostram sentimento extremamente pessimista dos investidores. Por exemplo, o indicador net bullish da AAII teve média anual de -11,7, nível só visto em 1990, 2008 e 2022, todos anos de bear market.

Mas o S&P subiu 15%, como pode ser bear market? — Por isso é o “bull market mais odiado”.

Por quê? Por causa da polarização política:

  • 57% dos investidores profissionais são democratas

  • 66% dos fundos hedge tendem ao partido democrata

  • 69% dos fundos de venture capital apoiam democratas

Eles não concordam com as políticas de Trump, mesmo que tenham impulsionado o mercado, e não querem aceitar isso. Por isso, estão sempre “vendidos no sentimento”.

Pompliano:
Isso me faz perceber: até a pesquisa de mercado foi contaminada por opiniões políticas.

Tom Lee:
Não só pessoas, até sistemas algorítmicos foram contaminados. Porque os algoritmos leem comentários públicos, artigos de opinião, e esses textos já vêm carregados de posição política.

Pompliano:
O que acha do caso Opendoor? Varejo se uniu, forçou a saída do CEO e trouxe o ex-CEO da Shopify.

Tom Lee:
Não estudei a empresa a fundo, mas apoio esse tipo de ação. Se for possível promover reformas de forma legal e racional, beneficiando mais investidores de varejo, é um sinal saudável para o mercado de capitais.

As redes sociais amplificam vozes confiáveis, e a influência distribuída está desafiando o monopólio das instituições tradicionais.

Perspectivas para 2026

Pompliano:
Por fim, vamos falar de 2026. Como você vê o mercado no médio e longo prazo?

Tom Lee:
Ainda estamos em um período de potencial.

Do ponto de vista fundamentalista, 2026 terá alguns fatores positivos:

  1. Política monetária expansionista: ajudará a reduzir taxas de hipoteca e liberar demanda no mercado imobiliário.

  2. Índice ISM de manufatura em recuperação: já são 32 meses abaixo de 50, o período mais longo da história, quando recuperar, a confiança da indústria vai melhorar muito.

  3. IA e robótica em adoção: aumento de produtividade, impulsionando lucros corporativos.

  4. Explosão de stablecoins e ativos on-chain: impulsionará o sistema financeiro para a era on-chain.

Mas é preciso notar: se o S&P fechar acima de 8.000 pontos no fim de 2025, pode haver uma correção de 30% em 2026, pois o ritmo de alta terá sido antecipado.

0

Aviso Legal: o conteúdo deste artigo reflete exclusivamente a opinião do autor e não representa a plataforma. Este artigo não deve servir como referência para a tomada de decisões de investimento.

PoolX: bloqueie e ganhe!
Até 10% de APR - Quanto mais você bloquear, mais poderá ganhar.
Bloquear agora!

Talvez também goste

Aquisição de BTC e ETH pela BlackRock em meio à venda da Grayscale: O futuro revelado

Analisando a rotação de capital entre os gestores de ETF, enquanto a BlackRock adquire US$ 97,63 milhões em Bitcoin e Ethereum da Coinbase Prime e a Grayscale deposita US$ 138,06 milhões.

Coineagle2025/10/24 21:24
Aquisição de BTC e ETH pela BlackRock em meio à venda da Grayscale: O futuro revelado

Inflação mais branda dá espaço para o bitcoin subir, mas riscos de queda ainda persistem, dizem analistas

Resumo rápido: O Bitcoin subiu após o CPI dos EUA aumentar 3,0% em relação ao ano anterior, um pouco abaixo das previsões, aliviando a ansiedade dos investidores em meio ao shutdown do governo. Nic Puckrin, do Coin Bureau, chamou o relatório de “a divulgação de inflação mais impactante do ano”, afirmando que isso elimina a incerteza política e prepara um ciclo de flexibilização mais longo do Fed. Timothy Misir, da BRN, alertou que o elevado interesse aberto em opções e a contínua venda por detentores de longo prazo ainda podem tornar os ralis voláteis e frágeis.

The Block2025/10/24 21:20
Inflação mais branda dá espaço para o bitcoin subir, mas riscos de queda ainda persistem, dizem analistas

O Diário: Compromisso da JPMorgan com BTC e ETH, planos de token e airdrop da Polymarket, fim da dormência de 14 anos de um minerador OG de bitcoin e mais

Resumo rápido: De acordo com a Bloomberg, citando pessoas familiarizadas com o assunto, o JPMorgan permitirá que clientes institucionais usem bitcoin e ether como garantia para empréstimos até o final de 2025. O CMO da Polymarket, Matthew Modabber, confirmou durante sua participação no podcast Degenz Live na quinta-feira que a empresa lançará um token nativo POLY e realizará um airdrop após meses de especulação.

The Block2025/10/24 21:20
O Diário: Compromisso da JPMorgan com BTC e ETH, planos de token e airdrop da Polymarket, fim da dormência de 14 anos de um minerador OG de bitcoin e mais

Preço do Avantis (AVNT) se recupera 25%, mas as baleias estão apoiando a altcoin?

Avantis (AVNT) subiu mais de 50% nesta semana, mas sua tendência geral continua fraca. Dados on-chain mostram atividade limitada de baleias e sinais técnicos mistos. Para uma alta sustentável, Avantis precisa recuperar o valor de US$1 e atrair grandes fluxos de capital — sem isso, a recuperação corre o risco de desaparecer tão rapidamente quanto começou.

BeInCrypto2025/10/24 21:14
Preço do Avantis (AVNT) se recupera 25%, mas as baleias estão apoiando a altcoin?